Ortodontia-Ortopedia Facial
- virebecchi
- Mar 11, 2015
- 2 min read

A face é o ponto inicial de atração e admiração, sendo um fator importante na expressão e receptividade entre as pessoas. Um rosto harmônico, portador de um belo sorriso, resgata a auto estima e a satisfação pessoal, proporcionando um canal de comunicação sem limites. A Ortodontia -Ortopedia Facial é a especialidade da odontologia voltada para esse aspecto.
A Ortopedia Facial visa um bom relacionamento dos ossos nos quais os dentes se encontram colocados: a maxila (osso superior) e a mandíbula (osso inferior). Assim sendo, a Ortopedia Facial deve ser aplicada nos pacientes em fase de crescimento, pois é durante esse período que o processo de crescimento dos ossos faciais ainda pode ser influenciado pelo tratamento. Quando o crescimento da face (significativo até a puberdade) termina, o tratamento ortopédico só é possível através de uma intervenção cirúrgica (cirurgia ortognática). Esse tratamento é possível porque a movimentação dos dentes com a ajuda de aparelhos ortodônticos independe do crescimento. Os aparelhos ortodônticos podem ser do tipo removível com ação limitada, e fixo, com ação e controle maior sobre a movimentação dentária.
Por trás do desenvolvimento, da obtenção e da estabilidade de um belo sorriso, está o equilíbrio no desempenho das funções – respirar, mastigar, engolir e falar – atividades que atuam como principais “controladoras” de todo o sistema bucal (músculos, ossos e dentes).
O correto exercício dessa complexa especialidade odontológica exige dos profissionais envolvidos conhecimentos específicos de crescimento facial e movimentação dentária. Para a obtenção de resultados satisfatórios, o especialista deve manter-se atualizado em relação aos diversos métodos de diagnósticos e de tratamento, sejam esses ortopédicos ou ortodônticos.
A individualidade de cada paciente tem que ser respeitada, desde o diagnóstico até a indicação e aplicação dos diferentes métodos no tratamento a ser realizado.