Roer unhas pode alterar a posição dos seus dentes
- virebecchi
- Nov 28, 2016
- 1 min read

Onicofagia é o nome científico atribuído ao hábito de roer unhas, costume muito frequente na infância e na juventude, o qual pode prejudicar tanto os tecidos moles da cavidade bucal como a posição dos dentes, alterando a estética do sorriso.
O hábito de roer unhas geralmente está associado ao estado emocional do indivíduo, sendo mais comum em pessoas tensas, ansiosas ou que estejam passando por problemas de ordem emocional.
As alterações que ocorrem na arcada dentária vão depender da frequência e intensidade do hábito, e de outros fatores associados como respiração bucal, deglutição atípica, padrão muscular, os quais podem intensificar o problema. Geralmente, os dentes que mais são afetados são os incisivos centrais que acabam ficando desalinhados, e muitas vezes com a região incisal desgastada.
Este hábito é prejudicial tanto para a cavidade bucal, quanto aos dedos e a própria saúde geral. Ele enfraquece as unhas e deixa os dedos com aspecto desagradável, alguns pacientes roem unhas até sangrar e provocam inflamações e infecções nos dedos. A higiene nesta região abaixo da unha nem sempre é realizada, portanto é muito fácil para quem rói as unhas, ou mesmo come pedacinhos de cutícula engolir bactérias que podem ser nocivas à saúde.
Muitas são as maneiras para eliminar este hábito nocivo, como aplicação de produtos com sabor amargo, uso de esmaltes (principalmente para as meninas), enrolar os dedos com fitas adesivas e outros, mas quando trata-se de problemas emocionais mais graves o mais indicado é fazer uma terapia.
O aparelho ortodôntico irá corrigir as alterações provocadas nos dentes, mas se o hábito não for eliminado, o problema pode voltar.