Dentes do siso: extrair ou não?
- virebecchi
- Mar 31, 2017
- 2 min read

Os dentes popularmente conhecidos como dentes do siso, são os 3º molares, são os últimos dentes a surgirem na arcada, por volta dos 18 anos, desde que haja espaço para que isso aconteça, completando assim a dentição permanente. Temos 4 dentes do siso, 2 superiores e 2 inferiores (direito e esquerdo), algumas pessoas não têm a formação destes dentes, seja de um ou até mais de um deles, o que denominamos agenesia do 3º molar.
O que rotineiramente ocorre é que estes dentes, por falta de espaço não aparecem na arcada, se desenvolvem dentro do osso, o que chamamos de dente incluso. Em outros casos, eles aparecem parcialmente, e denominamos, semi inclusos.
Os dentes do siso inclusos podem provocar reabsorção das raízes dos dentes vizinhos e em casos mais graves, possíveis lesões degenerativas.
Os dentes do siso semi inclusos, devido à dificuldade de higienização, geralmente causam uma inflamação na gengiva que os cobre parcialmente, a pericoronarite, causando muita dor e muito desconforto.
Portanto, as extrações destes dentes, na maioria das vezes é indicada, quando eles se encontram inclusos, semi inclusos ou numa posição muito incorreta. Na maioria das vezes, a indicação é de extração dos 4 dentes, ou os 2 do mesmo lado. O ideal é que as extrações sejam realizadas antes da formação total das raízes.
O Ortodontista, através dos exames da documentação ortodôntica, principalmente a radiografia panorâmica, tem condições de informar se estes dentes irão ou não ter espaço para aparecer na arcada. O especialista, com melhor capacitação para realizar as extrações é o Cirurgião Buco Maxilo Facial
Finalizando, gostaria de dizer que uma das crenças mais comum entre os pacientes e até controversa entre os dentistas é a relação do aparecimento dos dentes do siso na arcada e o apinhamento dos dentes anteriores, o que sabemos, é que não há comprovação científica de que o siso sozinho seja capaz de entortar os dentes da região anterior. Este apinhamento tardio, pode ocorrer, por outros fatores, por exemplo: o próprio amadurecimento e envelhecimento do indivíduo e de suas estruturas bucais. O apinhamento dos dentes anteriores, principalmente inferiores, são as “rugas” dos dentes.
Quando os dentes do siso erupcionam íntegros, bem posicionados, e desenvolvendo a sua função mastigatória, a extração não é indicada.